quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ichi Rittoru no Namida, 1 litro de lágrimas

Nunca tinha ouvido falar em doramas, até que a minha amiga @mayrajuvenal perguntou se eu queria chorar e fomos assistir. Pode até parecer estranho ou soar engraçado, mas realmente eu chorei com "Ichi Rittoru no Namida".
Seu título se encaixa completamente na história, é impossível assistir a essa história sem derramar ao menos uma lágrima, mas pessoas chorosas como eu derramam "um litro ou mais".
Chamado de dorama "Ichi Rittoru no Namida", é um drama japonês baseado na história real de Aya Kitō, que faleceu aos 25 anos por conta de sua doença incurável. Toda a história é baseada no diário que Aya escrevia desde os 15 anos, até que um dia nem a caneta ela pode segurar.
Aya era uma menina normal como todas as outras, inteligente, alegre, possuía uma família que a amava muito e amava jogar basquete. Aya era considerava uma pessoa bastante distraída pelas suas quedas, mas ultimamente as quedas se tornaram mais frequentes e preocupantes. Após Aya ter se machucado mais seriamente após a última queda, sua mãe resolveu que seria melhor ela fazer alguns exames para ver se estava tudo bem e se essas quedas eram realmente "normais".


Depois de feitos os exames, Aya é diagnosticada com degeneração espinocerebelar (uma doença incurável que deteriora as células nervosas do cerebelo, tronco cerebral e medula, mas a pessoa se mantém consciente, pois não afeta a memória ou a mente da pessoa e sim, seu sistema motor.)
Aya possuia uma doença gradual e aos poucos seu sistema motor foi falhando.
Parou de andar.
Parou de falar.
Parou de escrever.
Parou de comer.
Mesmo com todas as dificuldades da doença, o único desejo de Aya era viver.

Suas últimas palavras em seu diário foram: " O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais."

Sinceramente, depois de ver 1 litro de lágrimas e derramá-los, me sinto mesquinha por reclamar da minha vida. Enquanto muitas outras pessoas com problemas maiores que os meus querem somente viver e enfrentar seus problemas, eu reclamo por viver com ínfimos problemas. Esse dorama me abriu os olhos para a imensidão que é uma vida e o quão importante ela é.

Eu não direi mais que quero voltar àquele dia, vou viver aceitando o eu de agora.
(uma das frases que Aya escreveu em seu diário.)

Ichi Rittoru no Namida é uma grande lição de vida.

Aya Kitō

São 11 episódios e quem quiser vê-los pode baixá-los por aqui ou assistí-los no youtube.
Espero que essa história tenha o mesmo efeito na vida de vocês que teve na minha, sei que algo de bom desse dorama vocês irão aproveitar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!