segunda-feira, 10 de junho de 2013

Um bom dia diferente


Hoje pela manhã tomei uma surra já cedo de Gregory Bateson. Confesso que não conhecia seu trabalho, porém, fui apresentada a ele por um Italiano simpático e sabido, Massimo Canevacci, na Escola Internacional de Criativade para Ciência. 
Tal apresentação fora feita pelo conceito de duplo vínculo, o qual é um conceito de cunho psicológico usado para se referir a relacionamentos contraditórios onde comportamentos de afeto e agressão se mesclam e de forma simultânea (fato este observado pela pesquisa de campo e acervo iconográfico cunhado pela pesquisa do antropólogo em Bali), onde ambas as pessoas estão de fato envoltas fortemente num laço emocional e não conseguem deixar uma a outra.

Fui surrada por imagens e por letras, estas quais transcrevo aqui: 

"Se quero manter o elo com minha mãe, não devo demonstrar-lhe que a amo, porém, se não demonstro que a amo, acabo perdendo-a". 

"Se a mãe começa a sentir-se afeiçoada e próxima ao filho, começa também a sentir-se em perigo e precisa afastar-se dele."

Deixo de lado o potencial das famílias esquizofrênicas citadas e o uso do exemplo da relação entre mães e filhos, sendo a doença o resultado de tal vínculo. Maximizo a informação e trago ao que sinto, e principalmente por tudo que já li sobre emoções, bem como pelos poemas meia boca escritos e até mesmo pelas palavras não ditas.
Fui então analisar os componentes do duplo vínculo e eis que este é dado na presença de cinco fatores. Duas ou mais pessoas envolvidas emocionalmente; Experiências repetidas; Comportamento prejudicial primário; Comportamento prejudicial secundário contradizendo o primário e Impossibilidade de escapar. Pensei e repensei, mas minha associação com o amor romântico é inevitável. Talvez eu esteja falando absurdos e mais absurdos, mas os exemplos gerados só me fizeram arremeter sobre. E no final, ri de mim.

Margaret Mead an Gregory Bateson in New Guinea, 1938. 
From Roger Sanjek: Fieldnotes. The Makings of Anthropology

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!